Pular para o conteúdo principal

Fundamentos de Arduino - Uma Abordagem Completa


ProjectUniversity

Apresentação do Curso

Hoje em dia, a educação tecnológica, como o uso da robótica, programação, realidade virtual e inteligência artificial, tornou-se o mainstream na indústria educacional. Assim, atribui-se grande importância à educação interdisciplinar, sendo plataformas de prototipagem eletrônica como o Arduino bastante notável na educação profissional.

Desta forma, é primordial aprendermos mais sobre o princípio de funcionamento de microcontroladores, como, por exemplo, o Arduino. O microcontrolador é equivalente ao cérebro de um robô, enquanto os vários sensores instalados no mesmo são seus olhos, narizes, boca, ouvidos e assim por diante.

A fim de se promover o aprendizado de uma forma rápida e interativa, neste curso será utilizado o microcontrolador Arduino, enquanto abordamos sensores, tanto digitais quanto analógicos, componentes eletrônicos, módulos como ultrassom, motores servo, displays digitais, sensor de temperatura e umidade, entre muitos outros.

Este curso está dividido em diversos módulos de aprendizagem, sendo que cada um deles contem todas as informações necessárias para a aprendizagem sobre determinado projeto. Assim, cada módulo contem um diagrama de conexão detalhado, seu código de execução, explicação sobre as funções de programação utilizadas, diagrama elétrico e explicação sobre os equipamentos apresentados em cada módulo.

O presente curso é indicado para todos os que querem aprender mais sobre Arduino, aqueles que querem aprender na prática com o desenvolvimento de projetos, incentivando a criatividade e inovação. Se você está disposto a criar, desenvolver coisas novas, tem paixão por experimentos científicos ou quer aprender eletrônica e programação enquanto se diverte, este curso é uma excelente escolha.

Com base em uma abordagem inovadora de ensino, iremos aprender mais sobre eletrônica, física, conhecimento científico e programação de software enquanto desenvolvemos projetos, na prática. Vamos passar por diversos projetos de aprendizagem, progredindo linearmente desde o simples até o mais complexo.

Agora, vamos entrar no mundo dos microcontroladores e aprender na prática sobre o fascinante mundo da eletrônica com o Arduino.


Pré-requisitos

Nenhum pré-requisito é necessário para se inscrever neste curso.


Desenvolvimento do Curso

Este curso foi desenvolvido em parceria pelas instituições:

UEM

UEM – Universidade Estadual de Maringá

Project University

Project University

Perguntas Frequentes

Qual web browser devo utilizar?

A plataforma da Project University funciona com as versões atuais do Chrome, Edge, Firefox ou Safari.

Onde posso adquirir o kit utilizado neste curso?

Os materiais empregados neste curso foram escolhidos por serem comumente utilizados e facilmente encontrados em lojas de tecnologia. Se você já possui algum conhecimento prévio é possível que já tenha se deparado com vários dos componentes utilizados no kit deste curso.

Desta forma, o kit utilizado neste curso pode ser montado diretamente pelos alunos ou instituições com base na “Lista de Materiais” apresentada. Alternativamente, o kit também pode ser adquirido de forma completa, diretamente na loja online da Project Company.

Para mais informações, por favor, entre em contato através do e-mail projectuniversity@projectcompany.org

Enroll